Mercado sucroalcooleiro

Preços do etanol subiram levemente na última semana, enquanto os do açúcar caíram

Melhores condições climáticas permitiram avanço da moagem de cana no Centro-Sul de Brasil

Segundo o Cepea, a moagem de cana avançou um pouco mais com a melhora das condições climáticas, e a oferta de etanol nas usinas cresceu em parte das regiões.
Foto: Kindel Media/Pexels

O mercado de etanol se aqueceu na última semana no spot do estado de São Paulo. De acordo com o mais recente boletim do Cepea-Esalq/USP, compradores estiveram mais ativos, adquirindo volumes do biocombustível em praticamente todos os estados do Centro-Sul.

No entanto, ressalta o centro de pesquisas, esses demandantes tentaram fechar negócios a preços mais baixos, mas algumas usinas seguiram firmes nos valores de venda.

Segundo o Cepea, a moagem de cana avançou mais devido a melhora das condições climáticas, e oferta de etanol nas usinas cresceu em parte das regiões.

Assim, de 5 a 9 de maio, o Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado fechou em R$ 2,7236/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), alta de 0,19% no comparativo ao período anterior.

O Indicador Cepea/Esalq do etanol anidro fechou a R$ 3,1230/litro, valor líquido de impostos (sem PIS/Cofins), elevação de 0,76% no mesmo comparativo.

Açúcar

Apesar dos avanços da colheita e do processamento da cana-de-açúcar desta nova temporada 2025/26, o Cepea-Esalq/USP ainda não observa uma oferta robusta de açúcar cristal de melhor qualidade (Icumsa até 180) no spot paulista.

Segundo o boletim semanal, isso ocorre porque os agentes priorizam os primeiros lotes produzidos para atender a contratos internos e externos que envolvem o açúcar.

Do lado da demanda, a procura da commodity para negociações adicionais com entrega imediata está desaquecida. Nesse cenário, os valores do cristal registram pequenas quedas diárias no mercado spot do estado de São Paulo.