Foto: CNA (Wenderson Araujo/Trilux)
Foto: CNA (Wenderson Araujo/Trilux)

Com poucos compradores ativos no mercado spot nacional e com vendedores praticamente ausentes, as negociações envolvendo o café arábica estão bastante restritas neste começo de ano, destaca o novo boletim semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), publicado nesta semana.

“Os poucos lotes comercializados tiveram como objetivo o cumprimento de despesas de curto prazo por parte dos vendedores”, explica o Cepea-Esalq/USP, sinalizando que a expectativa é de que o mercado comece a ganhar maior dinamismo apenas a partir da próxima semana. 

Para o café robusta, os negócios também permanecem lentos. No entanto, como a safra 2025/26 dessa variedade foi mais volumosa, os produtores ainda detêm uma quantidade maior da commodity disponível para comercialização em comparação ao arábica

Além disso, as cotações do robusta ao longo de 2025 apresentaram queda mais intensa do que as do arábica, o que tem afastado produtores do mercado, levando-os a negociar apenas em momentos de necessidade de caixa.