Cotações

Preços ao produtor rural registraram alta mensal de 1,3% em março

Resultado foi sustentado pelo aumento nos preços de grãos, hortaliças e frutas

Imagem ilustra o avanço do Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários, que foi sustentado pelos preços de grãos, hortaliças e frutas
Foto: Wouter Supardi Salari/Unsplash

O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA), calculado pelo Cepea-Esalq/USP, registrou avanço mensal de 1,3% em março.

Segundo o centro de pesquisas, esse crescimento foi impulsionado, principalmente, pelos desempenhos positivos do IPPA-Grãos e do IPPA-Hortifrutícolas, individualmente, subiram 3,6% e 3,8%, nesta ordem. Em sentido oposto, o IPPA-Pecuária e o IPPA-Cana-Café recuaram 0,3% e 1,6%, respectivamente.

O IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontou queda de 1,6% no período, sinalizando que, de fevereiro para março, os preços agropecuários ganharam força em relação aos valores industriais da economia brasileira.

No cenário internacional, os preços dos alimentos convertidos em Reais caíram 3,4%, refletindo tanto a
desvalorização do dólar (-0,3%) quanto a retração nas cotações internacionais dos alimentos (-3%).

Base trimestral

Comparando-se o acumulado do primeiro trimestre deste ano com igual intervalo de 2024, o IPPA subiu expressivos 20,4%, refletindo as fortes altas nos grupos IPPA-Cana-Café (36,7%), IPPA-Pecuária (26,7%) e IPPA-Grãos (12,4%). Em contrapartida, o IPPA-Hortifrutícolas recuou 10% no período.

Ainda nessa base de comparação, o IPA-OG-DI avançou 7,1%, enquanto os preços internacionais dos alimentos convertidos em Reais dispararam 22,8%, resultante da combinação do aumento de 4% nas cotações internacionais dos alimentos com uma significativa valorização de 18% do dólar.