De acordo com dados do Comitê do Selo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o selo do Irga impulsionou alta de 62,4% no arroz sustentável do Rio Grande do Sul. A área certificada pelo Selo Ambiental da Lavoura de Arroz Irrigado cresceu de 77.902 para 126.489 hectares entre as safras 2024/2025 e 2025/2026.
Foto: Wenderson Araujo/Trilux

Os preços do arroz em casca no Rio Grande do Sul seguiram firmes na última semana, destaca o novo boletim semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), publicado nesta quinta-feira (29).

Segundo o centro de pesquisas, o suporte veio da demanda doméstica acima do interesse vendedor. “A necessidade de reposição de estoques ao longo da cadeia – especialmente nos segmentos atacadista e varejista – elevou a liquidez em relação às semanas anteriores, ainda que agentes sigam cautelosos nas negociações”, afirma o documento. 

Do lado da oferta, pesquisadores do Cepea-Esalq/USP explicam que produtores com maior volume estocado buscaram organizar a logística de armazenagem diante da proximidade da nova safra, enquanto aqueles com menor disponibilidade realizaram vendas pontuais do produto remanescente