
Os preços do arroz em casca pagos aos produtores seguem em queda no Rio Grande do Sul, destaca o novo boletim semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), publicado nesta sexta-feira (21).
O documento destaca, contudo, que as variações negativas têm sido menos intensas nesta semana.
“Muitos vendedores consultados estão afastados do mercado spot, aguardando alguma ação oficial por parte do governo (por meio de leilões). Além disso, esses agentes estão focados no avanço do cultivo da nova safra de arroz”, explica o Cepea-Esalq/USP.
“Do lado comprador, enquanto alguns estavam ativos apenas para reposição de estoques, outros sinalizaram valores maiores, no intuito de formar estoques”, completa.
Enquanto isso, as estimativas de oferta nacional seguem sendo ajustadas negativamente, mas não devem alterar a disponibilidade interna do grão. No cenário mundial, a oferta da temporada 2025/26 também deve ser semelhante à da temporada 2024/25.
No campo, dados do dia 13 do Instituto Riograndense de Arroz (Irga-RS) mostram que a semeadura da safra 2025/26 de arroz entrou na reta final no Rio Grande do Sul, com 86,31% já cultivados.