
Os preços médios do arroz em casca negociados no Rio Grande do Sul acumulam 12 semanas consecutivas de queda, destaca o novo boletim semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), publicado nesta quinta-feira (30).
De 20 a 24 de outubro, o Indicador Cepea/Irga-RS (58% de grãos inteiros, pagamento à vista) ficou mais de 10% abaixo do mínimo oferecido pelo governo, de R$ 63,64/sc de 50 kg para o Tipo 1 50/10.
Diante desse cenário, pesquisadores do centro de pesquisas explicam que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou medidas para facilitar a comercialização do grão e sustentar o valor pago aos produtores.
“Serão realizados leilões dos programas de Aquisição do Governo Federal (AGF), de Escoamento da Produção (PEP) e de Prêmio de Escoamento ao Produtor (Pepro)”, detalha o documento.
Segundo o centro de pesquisas, o anúncio dessas ações já influenciou o mercado, reduzindo a oferta, uma vez que produtores passaram a esperar uma possível alta de preços.
“Por outro lado, compradores relatam ainda possuir estoques e demonstram pouco interesse em novas aquisições, especialmente diante do recuo nos valores do arroz beneficiado”, finaliza o centro de pesquisas.