Mercado arrozeiro

Preços do arroz seguem em trajetória de baixa

Cotações internas do cereal são pressionadas pelas baixas registradas no exterior e pela desvalorização da taxa de câmbio

A imagem representa a queda dos preços do arroz
Foto: Wenderson Araujo/Trilux

Os preços médios do arroz em casca seguem em trajetória de baixa, aponta levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), publicado nesta quinta-feira (21).

Segundo pesquisadores, além das baixas externas e da taxa de câmbio, que reduz a paridade de importação, a menor liquidez interna explica a pressão sobre as cotações domésticas. “No geral, se observa certa queda de braço entre agentes”, aponta o centro de pesquisa.

Compradores seguem relatando dificuldades na comercialização do arroz beneficiado, o que limita ofertas a preços maiores para o arroz casca. “Parte das indústrias reduziu moderadamente os valores de compra, enquanto outras priorizaram o produto já estocado nas unidades de beneficiamento”, explica o Cepea-Esalq/USP.

Do lado do produtor, ainda de acordo com levantamentos do Cepea, as decisões variaram conforme a microrregião: alguns mantiveram postura cautelosa, enquanto outros disponibilizaram novos lotes para gerar caixa e se preparar para a safra 2025/26.