Cotações

Preços avançam no mercado pecuário bovino

Cotações dos animais para abate, reposição e da carne no atacado vêm registrando valores maiores diariamente, aponta o Cepea

Pecuária, fazenda de boi
Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins

O mercado pecuário bovino como um todo segue em alta, com animais para abate, reposição e carne no atacado registrando preços maiores diariamente, destaca o novo boletim semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), publicado nesta quinta-feira (14).

As escalas de abates estão, em muitos casos, entre 7 e 8 dias, o que, conforme explicam pesquisadores, mantém compradores com demanda ativa.

À medida que oferecem preços um pouco superiores, pecuaristas, por sua vez, aceitam negociar e a liquidez melhora.

Na parcial de agosto (até o dia 12), o Indicador Cepea/Esalq acumulava aumento de 5,3%. Para a carcaça casada bovina comercializada no atacado da Grande São Paulo, a valorização é de 6,4% no mês.

Cotações do mercado de suínos também em alta

Os valores do suíno vivo e da carne têm registrado novas altas em praticamente todas as regiões acompanhadas pelo Cepea-Esalq/USP.

Segundo agentes consultados pelo centro de pesquisas, o impulso vem do aumento na procura pela proteína suinícola, devido ao Dia dos Pais, além da típica elevação na demanda motivada pelo recebimento de salários da população.

No mercado da carne, pesquisadores explicam que, após registrar baixo ritmo de vendas em julho, o maior consumo nesta segunda semana de agosto tem elevado a liquidez envolvendo produtos de origem suinícola.