Mercado pecuário

Preços do boi gordo e da carne bovina seguem estáveis

Já as cotações do suíno vivo e da carne de porco fecharam agosto em alta, aponta novo boletim semanal do Cepea-Esalq/USP

Leitura: 2 Minutos
Pecuária, fazenda de boi
Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins

Os preços do boi gordo e da carne bovina vêm se mantendo praticamente estáveis nas últimas semanas, aponta o novo boletim semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), publicado hoje (4).

O documento explica que o período de estiagem limita fortemente a oferta de animais a pasto, e a comercialização se concentra em lotes confinados, muitas vezes adquiridos via contrato. 

“As exportações em ritmo intenso também restringem o volume disponível no mercado doméstico e ajudam a dar sustentação aos preços no atacado mesmo com o consumo comedido”, completa o Cepea-Esalq/USP.

Cotações em alta no mercado suíno

Diferentemente do mercado bovino, os preços do suíno vivo e da carne fecharam agosto em alta, aponta o centro de pesquisas. 

Segundo o boletim semanal, no mercado independente do animal vivo, o típico incremento de demanda no começo do mês ajudou a impulsionar as cotações. Na segunda metade de agosto, a procura seguiu firme, e os valores não recuaram como tradicionalmente ocorre.

Desta forma, as médias mensais dos preços do vivo em quase todas as praças acompanhadas pelo Cepea avançaram em relação a julho. 

Quanto à carne, pesquisadores explicam que a demanda também esteve bastante elevada em agosto, levando a aumentos nas cotações da maior parte dos produtos suinícolas no período.