
O novo boletim semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), publicado hoje (21), mostra que os preços da carne de frango estão enfraquecidos nesta semana.
“Além da sazonal redução na demanda em segunda quinzena de mês, colaboradores consultados indicam que a recente queda no preço da proteína também está associada ao aumento da disponibilidade interna de frango vivo para abate”, explica o Cepea-Esalq/USP.
As vendas de carne de frango seguem em bom ritmo no mercado atacadista, mas pesquisadores do Cepea-Esalq/USP indicam que não há sinais concretos de reversão no atual movimento de baixa nos valores de negociação.
De outubro para a parcial de novembro (até o dia 18), o frango inteiro resfriado registra desvalorização de 2,2%, com a atual média a R$ 7,81/kg.
Cotações dos ovos seguem em queda
As cotações dos ovos seguem em queda nas regiões acompanhadas pelo Cepea-Esalq/USP – esse movimento é verificado pela segunda semana consecutiva. Em parte das praças, as desvalorizações em sete dias chegam a 8%.
De acordo com o centro de pesquisas, o menor ritmo de vendas vem aumentando gradualmente os estoques nas granjas. Assim, produtores têm tido dificuldades em manter os valores da proteína e acabam cedendo nas negociações.
“Diante da maior oferta, não há espaço para reação positiva nos valores da proteína, e a tendência é de que os preços sigam enfraquecidos até o encerramento deste mês”, projeta.