A imagem ilustra a colheita de algodão no Brasil
Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA

Em outubro, o preço médio do algodão em pluma negociado no Brasil foi o menor desde o mesmo mês de 2009, em termos reais (deflacionamento pelo IGP-DI), aponta o novo boletim semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), publicado nesta quarta-feira (5).

O Indicador Cepea/Esalq (pagamento em oito dias) teve média mensal de R$ 3,5176/lp, queda de 5,16% em relação a setembro e de 12,7% frente ao registrado em outubro do ano passado. 

Segundo o Centro de Pesquisas, a desvalorização da pluma é resultado da oferta nacional recorde, do consumo doméstico e internacional contido e dos menores patamares das cotações externas e do dólar

“Nesse cenário, as negociações no spot nacional ocorrem de forma pontual, com parte dos agentes concentrada no cumprimento de contratos a termo”, indica o Cepea-Esalq/USP. “Produtores também têm voltado a atenção às atividades de campo relacionadas ao plantio da nova temporada de grãos”, completa.

Ainda assim, o Cepea-Esalq/USP observou, ao longo de outubro, boa movimentação de negócios envolvendo a pluma da safra 2024/25 e também da temporada 2025/26