Cotações

Preços do café robusta no Espírito Santo recuaram com força em abril

Movimento ocorre após cotações atingirem patamares recordes no primeiro trimestre do ano

Imagem ilustra as cotações do café robusta
Foto: Wenderson Araujo/Trilux - Confederação da Agricultura e Pecuária

Após atingir patamar recorde real no primeiro trimestre deste ano, o Indicador Cepea/Esalq do café robusta tipo 6, peneira 13 acima, a retirar no Espírito Santo recuou com certa força em abril. As informações são destaques no mais recente boletim do centro, publicado nesta quarta-feira (7).

Considerando-se a média mensal, a baixa foi de 15,5% (ou de R$ 310,70 /saca) em relação a março, passando para R$ 1.692,32/saca de 60 kg.

Segundo os pesquisadores, apesar da oferta limitada, a retração pode estar atrelada à proximidade da colheita da nova safra de café robusta no estado e em Rondônia.

“Além disso, em abril, o mercado foi influenciado por fortes oscilações externas, que, por sua vez, decorreram de fatores como a imposição de tarifas pelos Estados Unidos e condições do clima nas principais regiões produtoras do Brasil”, completa o Cepea-Esalq/USP.

No Espírito Santo, ainda que de forma pontual, a colheita do café robusta já foi iniciada e deve ganhar ritmo nos próximos dias. Levantamento do centro de pesquisa mostra que, até o final de abril, cerca de 5% da produção esperada no estado capixaba havia sido colhida.

Ainda no estado, chuvas registradas no final de abril ajudaram a melhorar as condições das lavouras mais tardias. Assim, elas também podem favorecer o desenvolvimento final desses talhões.