
Na última semana, os preços do trigo registraram pequenas oscilações, de acordo com levantamento do Cepea. Em abril, os valores do cereal foram os mais elevados desde o último trimestre de 2024. No entanto, com o início de maio, os demandantes passaram a adotar uma postura mais cautelosa, demonstrando resistência a novos reajustes positivos na aquisição de novos lotes.
Essa postura mais comedida dos compradores também está relacionada às recentes desvalorizações externas do trigo, que influenciam o comportamento do mercado interno.
Condições climáticas favoráveis ao trigo
Enquanto isso, os produtores seguem focados nos trabalhos de campo. O ritmo da semeadura de trigo tem sido considerado satisfatório por agentes consultados pelo Cepea, e a expectativa é de que as condições climáticas favoreçam a produção nesta temporada.
Dados divulgados em 6 de maio pela Seab/Deral indicam que 26% da área esperada de trigo no Paraná (o segundo maior estado produtor do Brasil) já havia sido semeada. As atividades estão mais avançadas nas regiões norte e noroeste do estado, impulsionadas por condições climáticas adequadas até o momento.