Foto: Tony Oliveira/CNA
Foto: Tony Oliveira/CNA

Com condições climáticas mais favoráveis e necessidade de capitalização, produtores de mandioca ampliaram a oferta da raiz ao longo da semana passada, destaca o novo boletim semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), publicado nesta segunda-feira (1º).

“Esse cenário foi verificado mesmo diante de margens apertadas. Assim, na maior parte das regiões acompanhadas, a disponibilidade de raiz superou a demanda industrial, resultando em novas quedas de preços”, indica o Cepea-Esalq/USP.

A média mensal também foi pressionada e, após dois meses de alta, caiu em novembro. Segundo o centro de pesquisas, a expectativa é de um maior desequilíbrio entre a oferta e a demanda nas próximas semanas.

“Parte dos produtores consultados indicam que deve intensificar as entregas de mandioca, enquanto agentes de indústrias relatam que devem interromper as atividades para manutenção e recesso de fim de ano”, explica o Cepea-Esalq/USP. “Esse cenário pode pressionar ainda mais os valores da raiz em todas as regiões”, finaliza.