
Os preços dos ovos encerram a primeira quinzena de janeiro com fortes altas, destaca o novo boletim semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), publicado nesta sexta-feira (16).
Segundo o documento, a retomada do consumo na ponta final, com melhora no ritmo de vendas, contribuiu para elevar as cotações. Só na última semana, de 7 a 14 de janeiro, a valorização da proteína chegou a quase 60%.
“Apesar das recentes reações, os valores médios de janeiro seguem abaixo dos verificados no mês anterior e também inferiores aos observados um ano atrás”, ressalta o Cepea-Esalq/USP.
Acordo Mercosul-UE anima avicultura de corte
O acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia deve favorecer o avanço dos embarques brasileiros de carne de frango ao bloco europeu com a criação de uma cota de 180 mil toneladas isentas de tarifa, destaca o Cepea-Esalq/USP.
Segundo o centro de pesquisas, apesar de representar 3,4% do total exportado pelo Brasil em 2025, o volume é 12 vezes superior à cota atual (cerca de 15 mil t/ano). Mesmo sob o regime aduaneiro vigente, a UE foi o oitavo maior destino do frango brasileiro em 2025, com cerca de 230 mil toneladas.
“No mercado doméstico, os preços da maioria dos cortes avícolas estão em queda, acompanhando o movimento tradicional de janeiro”, sinaliza o Cepea-Esalq/USP.