A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) solicitou à Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul a prorrogação do Calendário de Semeadura do prazo de plantio da safra de verão. Atualmente previsto para encerrar em 28 de janeiro
Foto: Freepik

Os preços da soja em grão seguiram enfraquecidos no mercado brasileiro na última semana de janeiro, aponta o novo boletim semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), publicado nesta segunda-feira (2). 

De acordo com o documento, a desvalorização do grão esteve associada às expectativas de oferta recorde no Brasil, à fraca demanda doméstica e à valorização do Real frente ao dólar.

“Esse movimento cambial reduziu a competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo, afastando parte dos demandantes internacionais em favor da soja norte-americana”, acrescenta o Cepea-Esalq/USP. 

No campo, as atividades de colheita avançam gradualmente no Brasil. No entanto, os níveis de umidade do solo permanecem abaixo do ideal em áreas do Sul, especialmente em lavouras semeadas mais tardiamente, mantendo os produtores em estado de alerta.

As previsões indicam chuvas mais abrangentes nos próximos dias, que, se confirmadas, tendem a melhorar o balanço hídrico e trazer alívio às lavouras

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita da soja atingiu6,6% da área nacional até 24 de janeiro, acima dos3,2% observados no mesmo período da safra passada.Mato Grosso segue liderando os trabalhos, com 19,7% da área colhida, contra 3,6% há um ano.