Foto Wenderson Araujo/Trilux
Foto Wenderson Araujo/Trilux

Os preços dos ovos registraram, em dezembro do ano passado, a menor média do ano, destaca o novo boletim semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), acrescentando que esse movimento de desvalorização do produto tem persistido neste início de 2026

“Inclusive, as quedas nas cotações médias nesta parcial de janeiro se intensificaram em todas as praças acompanhadas, pressionadas pela maior oferta do produto e pelo enfraquecimento das vendas”, diz o documento. 

“Vale lembrar que, tradicionalmente, o primeiro mês do ano é marcado por uma demanda mais retraída, reflexo do menor poder de compra da população diante de gastos extras”, explica. 

Levantamento do Cepea-Esalq/USP mostra que, em Bastos (SP), o preço médio da caixa com 30 dúzias do ovo branco tipo extra, para retirar na granja, está em R$ 89,56 nesta parcial de janeiro (até o dia 7), valor 25,3% inferior ao verificado em dezembro e significativos 36,2% abaixo da média de janeiro de 2025, em valores reais (série deflacionada pelo IGP-DI de novembro/25). 

Exportações de frango batem recorde em volume e receita

Conforme apontado pelo Cepea-Esalq/USP em outubro, as exportações nacionais de frango encerraram 2025 com recordes de volume e de receita, mesmo em ano de gripe aviária

Dados consolidados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam embarques de mais de 5,32 milhões de toneladas no ano passado, os maiores da história, contra 5,29 milhões de toneladas em 2024, crescimento de 0,6%.

Segundo pesquisadores do Cepea-Esalq/USP, apesar de modesto, o avanço observado nas exportações em 2025 é significativo diante dos desafios enfrentados pelo setor durante o ano. 

Em dezembro, especificamente, o total exportado ultrapassou as 510,8 mil toneladas, contra 434,9 mil toneladas em novembro e 448,7 mil toneladas em dezembro de 2024, com respectivos avanços de 17,5% e de 13,9%. 

“Destaca-se, inclusive, que o volume embarcado em dezembro foi o segundo maior de toda série histórica da Secex, iniciada em 1997, atrás apenas das 514,6 mil toneladas de março de 2023”, aponta o Cepea-Esalq/USP.

A receita obtida com as vendas externas da carne de frango em 2025, de R$ 54,7 milhões, também foi recorde, sendo 1,8% acima da registrada em 2024.