
Para apoiar o desenvolvimento da atividade, o Banco do Brasil oferece diversas opções de crédito para produtores de melão, cultura em que o país se destaca como o 10º maior produtor do mundo.
Continue a leitura para conhecer mais sobre o cenário do melão no Brasil e, ao final, conheça as linhas de investimentos disponibilizadas pelo maior parceiro do agro de todos os tempos.
[rock-convert-cta id=”4652″]
Panorama da produção de melão
As principais cultivares de melão produzidas no Brasil pertencentes ao grupo Inodorus, tipo amarelo. Entretanto, a tendência de mercado é de aumento da demanda por melões aromáticos, de polpa salmão, com bom bastante sabor e maior teor de açúcar.
Em 2021, o país exportou mais de 250 mil toneladas de melão, consolidando-se como a segunda fruta mais exportada. De acordo com os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o mercado europeu atualmente absorve 94% das exportações de melão brasileiro, com destaque para Espanha, Países Baixos e Reino Unido.
O Brasil tem como vantagem um clima propício à produção da fruta, especialmente na região Nordeste, onde há temperaturas elevadas com alta incidência de sol, e vem atendendo à demanda da União Europeia com a oferta de novas variedades, que têm como características mais sabor e maior resistência.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, foram produzidas em torno de 613 mil toneladas, sendo que a região Nordeste foi responsável por mais de 96% da produção nacional, destacando-se os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Bahia.
Conforme o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço médio do melão tipo amarelo no ano de 2021, no Vale do São Francisco, foi de R$ 1,10 por quilo, alta em torno de 5% em relação ao ano anterior. A expectativa atual de mercado para 2022 é de estabilidade nos preços da fruta.
Recomendação dos especialistas em agro do BB
O Banco do Brasil conta com linha completa de investimentos para que o produtor possa investir em implantação/manutenção de áreas cultivadas, irrigação, exportação, armazenagem (câmara fria) e packing house.