A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou a nova etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Santa Catarina. Em 2026, com apoio da Superintendência Regional de Santa Catarina (Sureg/SC), serão entregues mais de 400 toneladas de produtos da agricultura familiar para instituições socioassistenciais
Foto: Wenderson Araujo/Trilux

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou a nova etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Santa Catarina. Em 2026, com apoio da Superintendência Regional de Santa Catarina (Sureg/SC), serão entregues mais de 400 toneladas de produtos da agricultura familiar para instituições socioassistenciais.

A iniciativa terá alimentos como frutas, verduras, legumes, feijão, sucos e pinhão. Os produtos serão todos adquiridos pela Conab através da modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS). O investimento total será de R$ 2,7 milhões oriundos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Ao todo, serão contemplados pela nova política mais de 200 agricultores familiares, cooperativas e associações regionais de diversos municípios de Santa Catarina, como: Criciúma, Içara, Lauro Müller, Maracajá, Orleans, São Joaquim, Curitibanos, Entre Rios, Fraiburgo, Jaborá, Lages, São Bento do Sul, entre outros.

A meta do programa é atender cerca de 49 mil pessoas que residam em cidades do estado. As entregas dos alimentos serão feitas diretamente às entidades cadastradas no PAA, como: escolas, hospitais, bancos de alimentos, cozinhas solidárias, além do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).