A imagem representa o Certificado Fitossanitário Eletrônico (e-Phyto) do Ministério da Agricultura
Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura (Mapa)

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou a lista mensal com os bônus de descontos do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF), que já está em vigor. A relação, publicada ontem (9) no Diário Oficial da União (DOU), é válida a partir desta sexta-feira (10) e segue até 9 de novembro.

Ao todo, 23 produtos de diversos estados do país foram contemplados neste mês. O programa garante um bônus para que os agricultores familiares não vendam sua produção por um preço inferior ao custo de produção, estimulando a permanência no campo.

Os maiores descontos (bônus) de outubro são destinados a produtores de cebola no Paraná e em São Paulo, onde a diferença entre o preço de garantia e o valor de comercialização registrado permitiu bônus de 65,62% e 70,31%, respectivamente.

Outros descontos significativos incluem:

Produtos em destaque no mês

Durante o mês de outubro, o benefício do PGPAF passa a valer para os produtores de:

Além desses, a lista completa de produtos e estados contemplados neste mês inclui: açaí (AC), alho (MG, GO), arroz (MT, CE), banana (PE), batata (RS, DF), borracha natural cultivada (ES, SP), cará (AM, ES), castanha de caju (PI, RN), cebola (BA, DF), erva-mate (SC), feijão (RJ, PR, RS, SC, MS), feijão-caupi (PA, TO, MA, PE, PI, MT), laranja (BA, SE, RS), leite (MA), manga (BA), maracujá (MG), mel de abelha (BA, PB, MG, SP, PR, SC, MS), milho (BA, MA), raiz de mandioca (ES, RJ, SP), sisal (BA, PB) e trigo (MG, SP, PR, RS, SC, GO, MS).

Entenda o PGPAF da Conab

Os valores do bônus são divulgados mensalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O benefício do PGPAF é concedido sempre que o valor de mercado dos produtos contemplados fica abaixo do Preço de Garantia, cujo cálculo é feito pela Conab com base nos custos de produção. O programa é essencial para proteger a renda do agricultor familiar.