Empaer prorroga prazo para Consulta Pública do Plano Estraégico 2026-2033
Foto: Assessoria de Imprensa do Governo de MT

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT) anunciou a prorrogação do prazo da consulta pública que irá definir as bases do Plano Estratégico 2026-2033, no estado do Mato Grosso.

O novo prazo vai até o dia 20 de outubro, ampliando a oportunidade de participação para agricultores familiares, técnicos, gestores municipais e parceiros institucionais de todo o estado.

O objetivo da iniciativa é garantir a participação direta dos produtores rurais na formulação das políticas e prioridades que irão orientar as ações da Empaer pelos próximos oito anos, com foco no fortalecimento da agricultura de pequena escala e no desenvolvimento sustentável do campo.

Segundo Luma Prados, chefe do Departamento de Desenvolvimento de Cadeias de Valor, “esta é a chance de manifestação de todos que desejam contribuir com a construção de políticas públicas ou com a forma como a gestão da Empaer acontece”. E reforça dizendo que “cada sugestão é essencial para aperfeiçoar nosso trabalho no campo”.

A elaboração do Plano Estratégico conta com o apoio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que capacita e orienta a equipe técnica da Empaer para garantir a conformidade do documento com as normativas estaduais. O resultado da consulta pública servirá de base para formulação do Plano Plurianual (PPA) e do Plano de Trabalho Anual (PTA) da empresa.

“Queremos que a Empaer continue sendo uma empresa que ouve, que constrói junto com os produtores e os municípios. O Plano Estratégico é um pacto entre Estado e sociedade para orientar as ações que realmente mudam a vida de quem vive da terra”, destaca o diretor-presidente, Suelme Evangelista.

Além da Seplag, a construção do Plano Estratégico é conduzida por um grupo de trabalho formado com participação das diretorias da Empaer de Pesquisa e Fomento, Assistência Técnica e Extensão Rural e Gestão Sistêmica, além da Presidência.

A participação popular é considerada essencial para que o documento reflita as reais necessidades do setor rural mato-grossense, promovendo avanços em inovação agrícola, extensão rural, capacitação técnica e sustentabilidade produtiva.

Para participar da consulta pública, basta acessar o site da Empaer e clicar no banner disponível na página inicial, e o usuário será redirecionado ao formulário digital.