Segurança no campo

Fávaro afirma que modelo de seguro rural precisa de mudanças em congresso da ALASA

Ministro da Agricultura e Pecuária defende políticas públicas mais robustas para garantir segurança no campo

Ministro da Agricultura e Pecuária recebeu membros da Alasa após congresso para discutir sobre seguro rural
Foto: Assessoria de Imprensa/Ministério da Agricultura e Pecuária

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que o atual modelo de seguro rural precisa ser reformulado. O ministro participou da abertura do 18º Congresso Internacional ALASA, em Brasília, nesta terça-feira (8).

Segundo Fávaro, as mudanças climáticas impõem novos desafios ao setor agropecuário, exigindo um sistema de seguro mais eficiente.

“O modelo que nos trouxe até aqui certamente não será o modelo que vai nos levar a um futuro sustentável. Diante das mudanças climáticas, é essencial termos um seguro rural eficiente, que ofereça tranquilidade aos produtores e segurança para o setor. Isso exige a presença ativa do governo, não apenas na subvenção ao prêmio do seguro, mas também na estruturação de políticas públicas robustas”, afirmou o titular da pasta.

O ministro também defendeu a atuação ativa do governo na criação de políticas públicas estruturadas, indo além da subvenção ao prêmio do seguro.

O congresso, promovido pela Associação Latino-Americana para o Desenvolvimento do Seguro Agropecuário (ALASA) em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), segue até quinta-feira (10). O evento reúne representantes do setor público e privado para discutir os desafios e inovações no seguro rural da América Latina.

Durante o encontro, o presidente da ALASA, Juan Carlos Cortés, elogiou o protagonismo do Brasil no setor agropecuário global. Para ele, o país é uma “potência alimentar” e se destaca não apenas pela produção, mas também em pesquisa, inovação e capacitação técnica.

“Nosso destino, como seguradoras, resseguradoras, instituições financeiras e fornecedores de insumos, está intimamente ligado ao sucesso dos produtores. Todos dependemos de que a agricultura vá bem”, afirmou Cortés.

Consolidado como o principal fórum latino-americano sobre gestão de riscos no campo, o congresso reúne seguradoras, cooperativas, bancos, produtores, especialistas e autoridades públicas na conversa sobre segurança no campo.

Após o evento, o titular da pasta recebeu representantes da ALASA, também nesta terça-feira (8), na sede do Mapa. Por lá, autoridades e membros do setor puderam continuar o diálogo sobre o seguro rural.