
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) quer conseguir um reforço de R$ 1 bilhão para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) no orçamento deste ano. Com isso, a bancada está tentando negociar o valor com ministros da área econômica ainda nesta semana.
“Vamos tentar hoje e amanhã com os ministros que integram a junta orçamentária para que o governo envie um ofício destinando pelo menos mais R$ 1 bilhão ao seguro agrícola”, afirmou o presidente da frente parlamentar, o deputado Pedro Lupion (PP-PR), ontem (18). Segundo o deputado, o prazo para envio de emendas ao projeto já se encerrou, e a solução será buscar apoio direto do governo para apoio ao seguro rural.
Em meio a uma safra recorde prevista, os parlamentares querem atrair investimento estrangeiro para o país e assim conseguir driblar percalços logísticos e aumentar consequentemente as produções do campo. A frente parlamentar também vai enumerar as principais necessidades do campo e quais melhorias podem ser aplicadas para melhorar os gargalos logísticos do país.
As conversas estão sendo lideradas pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), vice-presidente da FPA, e estão sendo direcionadas para os titulares das pastas da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, já que o grupo não possui mais relação com o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
O orçamento deste ano será votado na Comissão Mista de Orçamento (CMO) na próxima sexta-feira (22) e, depois, vai seguir para o Congresso, onde a votação deve ocorrer somente no próximo mês.