Estratégia

Japoneses vêm ao Brasil para estudar mercado de grãos para suinocultura

Reunião reforça cooperação com o Japão e detalha políticas públicas, cadeia produtiva e desafios logísticos do setor

Preços dos suínos registram ganhos no mês de maio, mesmo com queda pontual na última semana afirma o Cepea
Foto: Saraí Zuno/Pexels

Para entender o mercado de grãos brasileiro voltado à produção de rações para suinocultura, técnicos da Agência para Informação de Produtos Pecuários do Japão (ALIC) desembarcam em Brasília na semana passada para um encontro com representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O encontro foi conduzido por equipes das áreas de Inteligência de Mercado e de Relações Internacionais da Conab, que apresentaram um panorama do funcionamento da cadeia produtiva do mercado de grãos e dos principais fatores que influenciam a oferta e a demanda dessas commodities no Brasil.

Durante a conversa, foram destacados pontos como políticas públicas de estímulo à produção, usos industriais dos grãos, incluindo a fabricação de etanol e óleo comestível, além dos desafios logísticos enfrentados no escoamento da safra.

A troca de informações, realizada na segunda-feira (8), contribuiu para reforçar a cooperação entre Brasil e Japão e ampliar a compreensão do papel estratégico do país no fornecimento global de insumos agropecuários.

De acordo com Gabriel Rabello Corrêa, gerente de Fibras e Alimentos Básicos da Conab, a reunião também foi uma oportunidade de detalhar como a estatal estrutura e analisa dados que apoiam a formulação de políticas públicas para o setor agrícola.

“Explicamos como são elaboradas as análises de oferta e demanda e de que maneira essas informações contribuem para o planejamento e o acompanhamento do mercado agrícola”, afirmou.