O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) publicou uma portaria no Diário Oficial da União, na última semana, que estabelece medidas preventivas para diminuir o risco da entrada e disseminação da gripe aviária na avicultura comercial do Brasil.
De acordo com a Secretaria de Defesa Agropecuária, a ação tem como objetivo assegurar a sanidade avícola e minimizar os impactos para a cadeia produtiva brasileira, já que há a ameaça iminente de um novo surto da doença no território nacional, devido aos novos focos de gripe aviária em outros países da América do Sul.
A Portaria nº 782 suspende, em todo o território nacional, a realização de exposições, torneios, feiras e outras atividades com aglomeração de aves. A medida só poderá ser flexibilizada com autorização do Serviço Veterinário Estadual.
“Além disso, a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, também está suspensa em estabelecimentos registrados. A medida entra em vigor imediatamente e terá duração de 180 dias, com possibilidade de prorrogação”, diz o MAPA.