O Estado do Mato Grosso investiu, durante os últimos seis anos, o total de R$ 720 milhões em projetos executados para o incentivo da agricultura familiar na região, com objetivo de garantir a manutenção da renda local e da segurança alimentar.
“Quando investimos em assistência técnica, infraestrutura e acesso ao crédito para os pequenos produtores, não queremos apenas oferecer ferramentas de trabalho, mas também incentivar os produtores e criar condições para que possam produzir mais, ampliar sua renda e melhorar a qualidade de vida de suas famílias e de suas comunidades”, diz a secretária de Agricultura Familiar do Mato Grosso, Andreia Fujioka.
Ao longo da gestão, foram cedidos 7.709 máquinas e equipamentos, como patrulhas mecanizadas, caminhões, caminhonetes, plantadeiras e unidades de resfriamento, com foco em fortalecer e modernizar as comunidades produtoras, o que possibilita a redução dos custos e aumenta o rendimento das safras.
Através da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), o governo do Mato Grosso distribuiu mais de 61 mil toneladas de calcário, um composto importante para deixar o solo fértil e produtivo, além de mais de 991 mil mudas de cacau, café e banana, que foram repassadas por meio do programa MT Produtivo.
A distribuição de mudas de café impulsionou a produção no estado, o que levou o Mato Grosso da penúltima à 9ª posição no ranking nacional, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Acesso ao crédito
Além das iniciativas para incentivo da produção, o Governo também oferece para pequenos produtores a linha de crédito Desenvolve Rural, através da agência de fomento do estado, a Desenvolve MT. O benefício oferece até R$ 1,5 milhão para produtores rurais que trabalham com culturas temporárias, como soja e milho, e com as permanentes, como banana, além de pecuária.