O governador Mauro Mendes ao lado de representantes das empresas e autoridades.
Fonte: Victor Zaiden/Extra Máquinas

O governador Mauro Mendes reforçou, nesta quinta-feira (17), as negociações para que o Mato Grosso receba uma nova unidade da multinacional chinesa XCMG, uma das maiores fabricantes mundiais de máquinas pesadas e agrícolas.

As tratativas ocorreram durante o evento “Brasil Produtivo”, promovido pela Extra Máquinas e pela própria XCMG, realizado no Palácio Tangará, em São Paulo. “Eles estão analisando a montagem de uma nova fábrica no Brasil de equipamentos para agricultura, e queremos trazê-los para Mato Grosso”, afirmou Mendes.

Novo polo industrial do agronegócio

O governador destacou que o estado tem se consolidado como um dos principais destinos de investimentos industriais do país, atraindo empresas ligadas à agroindústria, tecnologia e energia renovável.

“Estamos atraindo dezenas de novas indústrias porque criamos um ambiente seguro e favorável. Reduzimos impostos, cortamos a burocracia e fizemos a lição de casa na gestão fiscal. Hoje o estado tem obras e ações em todas as áreas”, afirmou.

A XCMG já possui uma fábrica em Pouso Alegre (MG) e anunciou planos de expandir suas operações no Brasil, com novas linhas voltadas a veículos de nova energia e maquinário agrícola de última geração — setores estratégicos para o aumento da produtividade rural.

Parceria sino-mato-grossense

A China é atualmente o maior parceiro comercial de Mato Grosso, destino de cerca de 70% da soja produzida no estado. Mendes destacou que o objetivo agora é ampliaressa relação comercialpara o campo industrial, agregando valor à produção rural e gerando empregos, tecnologia e renda no estado.

Durante o evento, o fundador da Extra Máquinas, Pérsio Briante, anunciou investimentos de R$ 50 milhões na abertura de 12 novas unidades da empresa até 2026, incluindo filiais em Mato Grosso. A empresa é parceira estratégica da XCMG e atua fortemente na distribuição de máquinas agrícolas e de construção em diversas regiões do país.

O evento contou com a presença de autoridades políticas e empresariais, entre elas o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi, o presidente do Conselho da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, e a deputada estadual paulista Sheila Kenner.

Representando o grupo chinês, participaram Le Hanan, presidente da XCMG América do Sul, Tian Don vice-presidente da XCMG Brasil, e Zan Sichen, presidente do Banco XCMG Brasil.