26ª Expohuma movimenta mercado rural do Amazonas.
Fotos: Brenda Nicole e Franey Guimarães/Sepror

Nos última semana, ocorreu a 26ª Exposição Agropecuária de Humaitá (Expohuma), o evento foi realizado entre os dias 17 e 19 de outubro, no Parque de Exposições Dr. Renato Pereira Gonçalves, localizado no Anel Viário de Humaitá, a 590 km de Manaus, no Amazonas.

Organizada com o apoio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), a feira reuniu produtores, empreendedores e instituições ligadas ao agro para promover negócios, capacitações e lazer, consolidando-se como uma das principais vitrines do setor primário da calha do rio Madeira.

Fortalecimento da economia rural

Segundo o secretário da Sepror, Daniel Borges, “as exposições agropecuárias geram emprego, renda e novas oportunidades para quem vive do campo”.

Durante os três dias da Expohuma 2025, produtores e visitantes participaram de feiras de agronegócio, exposição de animais, rodadas de crédito rural, gastronomia regional e mostras de produtos locais.

A abertura da programação foi marcada por uma cavalgada tradicional, seguida de rodeio e shows musicais que atraíram grande público e movimentaram a economia local.

O evento também contou com a presença do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), que ofereceu atendimento técnico gratuito aos produtores rurais.

“O estande do Idam foi um sucesso. Conseguimos atender todas as demandas, prestando assistência técnica e orientação aos agricultores familiares da região”, afirmou o gerente do Idam de Humaitá, Luiz Freire.

Ao longo dos anos, a Expohuma se transformou em um espaço estratégico para o agronegócio do interior do Amazonas, tanto para a comercialização de produtos rurais, quanto o acesso a políticas públicas e a divulgação de tecnologias sustentáveis no campo.