Entre os dias 17 e 20 de julho, Ilhéus, no sul da Bahia – terra natal de Jorge Amado e conhecida como a capital do cacau – recebe mais uma edição do Chocolat Festival, maior feira de cacau e chocolate da América Latina. Todos os anos, o evento visa aproximar toda a cadeia produtiva, da lavoura ao consumidor final.
A programação inclui expositores, palestras, workshops, praça de alimentação e atrações culturais, reunindo agricultores familiares, produtores, marcas nacionais e internacionais, chefs, especialistas e amantes do chocolate.
Neste ano, segundo o Governo da Bahia, centenas de agricultores familiares de diversas regiões do estado devem marcar presença no festival. Um dos destaques será o seminário especial em comemoração aos 10 anos da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).
Criado em 2009, em Ilhéus, o Chocolat Festival já expandiu suas edições para cidades como Belém (PA) e São Paulo (SP), consolidando-se como o maior evento do setor na América Latina.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Brasil é o sexto maior produtor mundial de cacau, com produção anual superior a 200 mil toneladas de amêndoas. Bahia e Pará lideram a produção nacional, respondendo por 96% do total.
A meta do país é atingir a autossuficiência e dobrar a produção para 400 mil toneladas até 2030, o que abriria espaço para o aumento das exportações de cacau e seus derivados.
Confira a programação completa do evento clicando aqui.
Quer saber mais sobre a feira pelo Brasil? Então, leia também essa matéria: Pará lidera a cacauicultura brasileira e realiza festival internacional em Altamira