Evento

CNA discute estratégias para ampliar competitividade do trigo no Brasil

Tema foi debatido no Fórum Nacional do Trigo e Soja 2025, no Rio Grande do Sul

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participa do Fórum Nacional do Trigo e Soja 2025, realizado entre os dias 12 a 14 de agosto, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul
Fotos: Ravlo Fotografia/CNA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participa do Fórum Nacional do Trigo e Soja 2025, realizado entre os dias 12 a 14 de agosto, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Um dos principais assuntos tratados no evento foi ampliar a competitividade do trigo no país. 

O evento foi promovido pela Embrapa Trigo, e contou com a presença de autoridades do setor, junto de especialistas e produtores, com objetivo de discutir estratégias para expandir o protagonismo das culturas no Brasil e no cenário internacional.

O assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Tiago Pereira, fez parte da mesa redonda “Do Potencial à Potência: Como Tornar o Trigo um Grande Negócio de País”, que destacou caminhos para impulsionar a produção, industrialização e logística do cereal.

Durante sua fala, Tiago destacou as ações discutidas durante o Workshop Nacional do Trigo e as medidas previstas para curto, médio e longo prazo, com objetivo de pavimentar um plano de ação com iniciativas que ampliem os mercados, agreguem valor à produção nacional e estimulem o consumo doméstico.

O assessor também citou a qualificação da informação para reduzir custos de produção, com base nos levantamentos e análises do Projeto Campo Futuro, que fornece dados para orientar a gestão e incentivar a tomada de decisões mais estratégicas dos produtores.

O Fórum Nacional do Trigo e Soja 2025 também contou com debates sobre impasses logísticos, oportunidades comerciais e a importância de alinhar o trigo a estratégias mais abrangentes de segurança alimentar