
A 14ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva ocorre em 17 de abril, no município de Triunfo (RS), na propriedade do Azeite Milonga, e marca uma mudança no calendário do evento, além de celebrar a projeção de uma safra recorde de olivas. A edição também traz alterações no formato da programação, tradicionalmente realizada no mês de fevereiro.
O Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), promoveu a alteração. A iniciativa busca ampliar a participação dos produtores e reposicionar a Abertura da Colheita como uma feira voltada à geração de negócios.
Com o novo formato, o encontro deixa de ter apenas caráter simbólico e passa a funcionar efetivamente como uma feira de negócios.
Programação amplia foco em tecnologia e mercado
Durante a programação, os participantes terão acesso a bancos de fomento e fornecedores de máquinas e equipamentos para cultivo e colheita. O evento também reunirá empresas de insumos para os pomares, soluções biológicas, sistemas de polinização, defensivos e fornecedores de mudas.
A feira ainda contará com expositores de equipamentos para lagares, engarrafamento e rotulagem, além de frascos e embalagens. Empresas de transporte, varejistas e distribuidores de alimentos também estarão presentes.
A nova edição ocorre em um cenário de expectativa positiva, com projeção de safra recorde de olivas no Rio Grande do Sul. Segundo os organizadores, a realização do evento no final da colheita permitirá a apresentação e a comercialização de azeites novos, produzidos no início da safra.