Durante os dias 2 a 5 de setembro, a cidade de Luís Correia, no Piauí, receberá o 13ª Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas. O evento tem como objetivo abordar os desafios e perspectivas para o setor com sustentabilidade nas novas fronteiras agrícolas. O prazo para a submissão de resumos e a obtenção de descontos foi estendido até o dia 31 de julho.
Conforme afirmado pelo chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Meio-Norte, Kaesel Damasceno, presidente da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas, é a primeira vez que o evento acontecerá na região nordeste e contará com a presença dos maiores especialistas no segmento do Brasil e do mundo.
O início do evento terá uma mesa de debate sobre uma das últimas grandes fronteiras agrícolas do país, moderada pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Após o momento, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, fará uma palestra sobre os desafios do presente e para o futuro da região Matopiba.
Além da programação de palestras e debates, o evento terá painéis em que serão apresentados temas como o melhoramento para estresses abióticos, bióticos, e para culturas alternativas do Cerrado brasileiro; desafios para melhoramento de plantas para novas fronteiras agrícolas; atualidades e perspectivas para melhoramento de fruteiras; além de pesquisas e inovações no melhoramento de forrageiras tropicais.
Os interessados em conhecer a programação na íntegra, fazer inscrições e/ou submeter trabalhos, podem acessar o site da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas.