Oportunidade de aprendizado

Curso aborda irrigação em nogueira-pecã como alternativa para enfrentar déficits hídricos no RS

Capacitação orienta produtores sobre clima, solo e estratégias de irrigação para melhorar produtividade e qualidade das nozes

projeto de irrigação
projeto de irrigação

A irrigação como ferramenta para enfrentar os frequentes déficits hídricos no campo será o tema do curso “Irrigação em Nogueira-Pecã”, que acontece no dia 19 de agosto, no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Cachoeira do Sul (RS). O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan), com apoio da UFSM e da empresa Irrigatec.

Recorrente entre a primavera e o verão, a estiagem tem causado perdas significativas na agricultura, afetando a produtividade e a qualidade dos produtos. No caso da pecanicultura, a escassez de água prejudica o enchimento das nozes e o desenvolvimento do tamanho dos frutos, comprometendo a rentabilidade da atividade, segundo o coordenador técnico do IBPecan, Jaceguáy Barros.

Nessa linha, o curso pretende capacitar produtores e demais interessados sobre as necessidades hídricas da nogueira-pecã, os efeitos do clima da região Sul e os cuidados com o tipo de solo onde estão implantados os pomares.

Além disso, serão abordados os prós e contras dos diferentes sistemas de irrigação disponíveis no mercado, como dimensionar projetos e escolher as soluções mais adequadas à realidade de cada propriedade.

A programação terá participação do professor Ezequiel Seretta (UFSM) e do engenheiro agrícola Laurício Madaloz, da Irrigatec, especialista em sistemas de irrigação em diversas culturas. O conteúdo inclui ainda orientações sobre implantação, operação e monitoramento da irrigação, com foco na eficiência hídrica e no acompanhamento da produção ao longo do tempo.

De acordo com Barros, além de aumentar a produtividade, a irrigação possibilita que o produtor entregue um produto com melhor qualidade e maior valor de mercado, o que é fundamental diante de um mercado cada vez mais exigente.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link. Além disso, os participantes do curso terão direito a um cupom de desconto para o ENAPecan, evento nacional do setor que será realizado em novembro.