Eventos

Adaptados às necessidades dos produtores brasileiros, drones ganham espaço na Agrishow 2025

Modelos presentes no mercado permitem ao agricultor definir detalhes da pulverização, como limites de vento, temperatura, umidade e taxa de aplicação

Foto: Wenderson Araujo/Trilux- CNA
Foto: Wenderson Araujo/Trilux- CNA

Edição após edição, os drones vêm ganhando cada vez mais espaço na Agrishow, a principal feira de tecnologia para o agronegócio da América Latina.

Entre as diversas inovações apresentadas, são eles a face mais visível da revolução no campo, impulsionada pela agricultura de precisão, um sistema que começou a se tornar realidade no Brasil a partir da década de 1990, com a popularização do GPS.

De acordo com levantamento da Mordor Intelligence, o Brasil atingiu, em 2024, a marca de 5,26 mil drones agrícolas em operação.

Embora a fabricação desses equipamentos ainda seja um segmento dominado por multinacionais estrangeiras, é a criatividade e a capacidade técnica empregada por empresas brasileiras que fazem esses aparelhos cada vez mais adaptados às necessidades de produtores rurais de todas as regiões do país.

“Fabricantes de drones agrícolas e desenvolvedores de soluções baseadas nesses equipamentos terão presença crescente na Agrishow”, analisa João Marchesan, presidente da feira.

“Aqui, percebemos como empresas brasileiras, incluindo as startups, desenvolveram uma relação muito proveitosa com as principais marcas do mercado. Um dos resultados dessa relação é a certeza de que teremos soluções cada vez mais eficientes e adequadas à realidade do produtor rural brasileiro”, completa.

Novas tecnologias no mercado

A Xmobots, uma das expositoras da 30ª edição da Agrishow, desenvolveu uma plataforma que permite que o produtor rural defina detalhes da pulverização feita com drones, como limites de vento, temperatura, umidade e taxa de aplicação.

Quando a tarefa é concluída, o sistema apresenta um relatório técnico para que o produtor verifique se todas as condições planejadas para a operação de pulverização foram atendidas.

Além da flexibilidade de adaptação ao cenário brasileiro, outro fator que tem tornado os drones agrícolas cada vez mais atrativos e eficientes é o aumento da capacidade de carga.

A Case IH levou para a Agrishow 2025 um drone de pulverização com capacidade de 70 litros, a maior do mercado. Outra vantagem desse drone destacada pelo fabricante é o fato de o aparelho necessitar apenas de uma só pessoa para o monitoramento, troca de baterias e abastecimento.