Sustentabilidade

Em evento no interior, Secretaria de Agricultura de São Paulo destaca benefícios do sistema ILPF

Durante o encontro, produtores e especialistas discutiram os impactos positivos do modelo agrossilvipastori

Em evento no interior, Secretaria de Agricultura de São Paulo destaca benefícios do sistema ILPF

Na última semana, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo participou de um Dia de Campo sobre a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), realizado na Fazenda Campina, em Caiuá, no interior do estado.

“O ILPF é uma estratégia que promove a rentabilidade do produtor e, ao mesmo tempo, permite a recuperação das pastagens degradadas dentro da propriedade, mais uma grande colaboração do agro para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e para a ampliação da capacidade do setor em produzir alimentos para a população”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai. 

Durante o encontro, produtores e especialistas discutiram os impactos positivos do modelo agrossilvipastoril, que combina lavouras, pecuária e o cultivo de árvores em uma mesma área.

Referência no assunto

Referência na adoção do sistema, a Fazenda Campina cultiva eucalipto em 60 hectares e registrou avanços na produtividade. “Optamos pelo eucalipto, que cresce rápido e, hoje, produzimos 70 mil sacas de soja, 16 mil toneladas de silagem, 20 mil sacas de milho e diversas outras culturas, como aveia, girassol, milheto e sorgo″, destacou Carlos Viacava, da Nelore Mocho CV.

O evento contou com apoio do Governo de São Paulo e da Rede ILPF, iniciativa público-privada que incentiva sistemas integrados de produção agropecuária no país.