A Expointer, evento realizado na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, durante os dias 30 de agosto até 7 de setembro, recebeu 456 agroindústrias e empreendimentos parceiros no Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF), o maior número de expositores na área dedicada ao setor.
Na edição anterior, o pavilhão recebeu 413 expositores. A alta no número de parceiros só foi possível graças à realocação das câmaras frias e dos depósitos de alimentos para uma área externa, o que liberou espaço para mais estandes.
O público que circular pela área do evento vai encontrar novidades que combinam criatividade com tradições familiares transmitidas por gerações. Junto dos produtos tradicionais, os visitantes podem encontrar inovações no espaço.
O pavilhão conta com um cardápio vasto para o público interessado: queijos, embutidos, laticínios, pães, cucas, doces, geleias, mel, pescados, ovos, frutas desidratadas, sucos, vinhos, cachaças, licores e cervejas artesanais, farinhas, grãos, erva-mate e derivados da cana-de-açúcar.
Entre os artesanatos, a variedade pode ser conferida em peças de lã, couro e madeira; fibras vegetais; porongos e cutelaria tradicional. O espaço recebe 356 agroindústrias familiares, o que equivale a 78% do total de expositores.
A feira projeta que os resultados deste ano sejam maiores que o total do ano passado – em 2024, foram registrados 662 mil visitantes e quase R$ 11 milhões em vendas. Com a presença de mais empreendimentos, a expectativa é de que a edição marque novos recordes de público e faturamento.