
Entre os dias 3 e 5 de julho, o município de Arapoti, nos Campos Gerais do Paraná, se transforma no epicentro da produção leiteira nacional, com a realização da 51ª Expoleite. Promovida pela Capal Cooperativa Agroindustrial, a feira reforça a tradição da região como uma das maiores produtoras de leite do Brasil, ao mesmo tempo em que amplia a programação para além da pecuária.
A edição deste ano conta com cerca de 300 animais da raça holandesa, que desfilam na pista principal durante o julgamento técnico, parte do Circuito Nacional da Raça Holandesa. Quem comanda a avaliação é a canadense Mélaine Boulet, jurada reconhecida internacionalmente com mais de 20 anos de experiência no setor leiteiro.
Além da competição, a Expoleite oferece um panorama completo do agronegócio regional. Segundo Valquíria Demarchi, diretora industrial da Capal, nesta edição, a feira está mais aberta e voltada para o agronegócio, com palestras e atividades que são interessantes tanto para os produtores como para os demais públicos.
A estrutura do Parque de Exposições Capal foi revitalizada para receber mais de 100 expositores, além de novos espaços, como o demonstrativo de culturas de inverno, com trigo, cevada, triticale, aveia branca e preta, e uma área dedicada à exposição de maquinários agrícolas.
A feira também valoriza a comunidade local. A tradicional Expo&Flor expõe plantas e flores produzidas na região, enquanto a galeria comercial reúne artesanato e gastronomia típica de Arapoti (PR). Já a praça de alimentação combina food trucks com barracas de entidades filantrópicas, cuja renda será revertida para projetos sociais no município.
Com entrada gratuita, a Expoleite tem programação diária com shows, a partir das 20h, no Pavilhão Principal, e espaço kids, com brinquedos infláveis. Confira a programação completa clicando aqui.