O Maranhão encerrou, no sábado (29), a 4ª Feira Nordestina e a 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF) em São Luís
Foto: Governo do Maranhão

A 4ª Feira Nordestina e a 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF) encerraram suas programações neste sábado (29), após quatro dias de atividades na Lagoa da Jansen, na capital São Luís. 

Os eventos realizados de 26 a 29 de novembro, reuniram mais de 330 expositores dos nove estados do Nordeste. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, visitou o espaço durante o último dia de atividades.

Ao longo da programação, milhares de visitantes circularam pelos estandes que apresentavam produtos orgânicos, artesanato, culinária regional, oficinas, apresentações culturais e espaços de lazer.

Um dos momentos mais aguardados foi a final do Concurso da Melhor Farinha d’Água, que recebeu inscritos de 25 municípios. A premiação distribuiu R$ 21 mil aos vencedores e, pelo terceiro ano consecutivo, Dona Terezinha, do povoado Braço, em Barreirinhas, conquistou o primeiro lugar. 

Também integrou a programação a entrega do Troféu Babaçu, homenagem concedida a iniciativas e personalidades que contribuem para o fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento rural. O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, destacou o simbolismo da premiação e o papel dos homenageados no avanço do setor.

“O troféu Babaçu é um dos pontos altos aqui da nossa feira nordestina, da feira maranhense da agricultura familiar. É uma forma de reconhecimento e de apoiar o trabalho que essas pessoas fazem”, afirmou o secretário.