Programação

Mato Grosso do Sul realiza 1ª Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural

Evento, que acontece até agosto, reúne agricultores, gestores e pesquisadores para discutir os rumos da assistência técnica rural no estado

pequeno agricultor
Foto: Divulgação/Semadesc

Entre julho e agosto, Mato Grosso do Sul será palco da 1ª Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), iniciativa que pretende reunir agricultores, gestores públicos, pesquisadores e técnicos para discutir os desafios e avanços da política de ATER no estado.

A conferência será realizada em formato itinerante, com encontros regionais em sete municípios: Itaquiraí (03/07), Ponta Porã (16/07), Miranda (23/07), Três Lagoas (06/08), São Gabriel do Oeste (13/08), Dourados/Território Indígena (19/08) e Sidrolândia (28/08).

A proposta é promover um espaço de escuta ativa, construção coletiva e fortalecimento das estratégias voltadas à agricultura familiar, povos originários e comunidades tradicionais. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com apoio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), instituições privadas de ATER e entidades parceiras.

De acordo com o secretário-executivo da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF), Humberto Mello, o objetivo da conferência é ampliar o diálogo e qualificar as políticas públicas voltadas ao campo, especialmente em assuntos relacionados a mudanças climáticas, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.

“Será um espaço fundamental para debater avanços, desafios e propostas para uma ATER mais inclusiva, eficiente e alinhada às realidades do nosso Estado”, destacou Mello.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Mato Grosso do Sul (TUCURA-MS) também integra a equipe técnica responsável pela organização do evento.