Acontece no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, o 1º Concurso de Queijos do estado.
Foto: André Frutuôso- Ascom/CAR

Salvador (BA) será palco, a partir de amanhã (30), do 2º Festival do Queijo Artesanal da Bahia, que acontece de 30 de outubro a 1º de novembro, no Mercado do Rio Vermelho. Além disso, a celebração contará com o 1º Concurso de Queijos do estado.

Os eventos vão reunir produtores rurais de todas as regiões do estado, além de promover degustações, oficinas e atividades culturais que aproximam o campo e a cidade. A abertura oficial do festival está marcada para quinta-feira (30), às 17h.

Com 465 produtores de queijo inscritos, o 1º Concurso do Queijo Artesanal da Bahia acontece nesta quarta-feira (29), das 8h às 16h, com a participação de uma comissão técnica especializada, formada por um júri especializado.

Os produtos serão avaliados em diferentes categorias: queijo coalho, queijos maturados, requeijão, iogurte e doce de leite. Os vencedores serão anunciados durante a abertura oficial do festival. A entrada é gratuita e vai de quinta-feira (30), das 17h às 21h, até sábado (1) de 12h às 21h.

Festival fortalece a culinária baiana

O 2º Festival do Queijo Artesanal da Bahia reunirá 40 expositores de várias regiões, além de espaços dedicados a vinhos, música ao vivo e uma programação técnica voltada ao fortalecimento da cadeia do leite e derivados.

O evento é organizado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Associação de Produtores de Queijo da Bahia e a Unicafes Bahia, e conta com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Turismo (Setur).

Com a expectativa de atrair milhares de visitantes, o evento consolida a Bahia no mapa do queijo artesanal brasileiro, abrindo novas perspectivas para o agronegócio e a agricultura familiar e o turismo gastronômico no estado.