Clube Broto

SolloAgro promove educação para transformar a agricultura brasileira

Programa da Esalq/USP capacita agricultores e profissionais do campo com foco em sustentabilidade, produtividade e manejo eficiente

Agricultura familiar
Foto: Kampus Production/Pexels

Para se tornar uma referência no que faz como atividade profissional, o trabalhador de qualquer área precisa estudar – afinal, é dessa forma que uma gama de novas possibilidades e inovações são exploradas. Produtores rurais não fogem dessa lógica. Diante de um mercado cada vez mais competitivo e das ocorrências climáticas extremas, é necessário muito estudo e dedicação para obter uma produção de qualidade. Foi a partir dessa necessidade que surgiu o SolloAgro

Criado em 1998, o SolloAgro tem como objetivo promover a educação para o agronegócio. Vinculado ao Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), o programa oferece capacitações que unem rigor científico e aplicação prática, atendendo a todos os elos do setor.

“O SolloAgro ajuda produtores e profissionais do agro a superar desafios como a falta de atualização técnica, o manejo ineficiente do solo, o desperdício de insumos e o acesso limitado à educação de qualidade”, pontua Aline Prado, representante do programa.

Formação continuada para um agro mais técnico e eficiente

A evolução constante da tecnologia no agronegócio e das exigências regulatórias impõe um desafio diário para os agricultores. Estar atualizado se tornou uma necessidade para garantir produtividade, sustentabilidade e competitividade. É justamente nesse cenário que o SolloAgro atua, oferecendo educação no agro com foco nas necessidades reais do campo.

Por meio de cursos presenciais e a distância, o programa atende desde pequenos produtores até grandes empresas do setor, com opções abertas ao público e formações corporativas. Isso permite que o conhecimento chegue a todos, inclusive àqueles localizados em áreas mais remotas, essencial para fortalecer a agricultura familiar no Brasil.

“Acreditamos que aprender não tem hora para acabar. O programa acompanha o profissional ao longo de toda a carreira, oferecendo conhecimento prático e acessível para enfrentar os desafios do campo com inovação e sustentabilidade. É sobre crescer junto, o tempo todo”, afirma Aline.

Ao aliar teoria e prática, o programa se destaca por transformar conhecimento técnico em ferramentas aplicáveis no dia a dia das propriedades rurais. Isso torna o aprendizado mais acessível e útil, especialmente para quem enfrenta limitações de tempo, infraestrutura ou conectividade.

Compromisso com a sustentabilidade

Em um cenário onde o agronegócio é cada vez mais cobrado por sua responsabilidade ambiental, o SolloAgro se posiciona com firmeza: é possível produzir mais com menor impacto ambiental. Os cursos abordam práticas sustentáveis e de agricultura de baixo carbono, que conciliam produtividade e preservação dos recursos naturais.

“O SolloAgro se posiciona com firmeza a favor da sustentabilidade ao promover conhecimento técnico baseado em ciência para uma agricultura mais consciente e eficiente. Os cursos abordam temas como manejo sustentável do solo, uso responsável de insumos e agricultura de baixo carbono, sempre com foco na preservação ambiental e no aumento da produtividade de forma equilibrada”, diz Aline.

Além disso, iniciativas como a série de cursos “Agro para Todos” reforçam o compromisso do programa com a agricultura sustentável. Assim, leva formação técnica de excelência a profissionais de todo o país, independentemente da região ou do porte da propriedade. De acordo com Aline, é uma “atuação que une responsabilidade ambiental com formação de excelência”. 

Para aumentar o alcance dos conteúdos e materiais, o SolloAgro passou a integrar o Clube Broto, plataforma que conecta produtores a soluções tecnológicas para as etapas do ciclo produtivo. A parceria disponibiliza ofertas exclusivas, recompensas gratuitas e outros benefícios para os assinantes.