O governo do Acre abre novo edital do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com foco em adquirir alimentos da agricultura familiar. A Chamada Pública Seagri nº 01/2025, publicada pela Secretaria de Estado de Agricultura do Acre (Seagri-AC), trata do credenciamento de entidades da rede socioassistencial que irão receber os alimentos adquiridos diretamente de agricultores familiares, para combater a insegurança alimentar no estado.
Foto: Arquivo/Secom

O governo do Acre abriu um novo edital do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com foco em adquirir alimentos da agricultura familiar.

A Chamada Pública Seagri nº 01/2025, publicada pela Secretaria de Estado de Agricultura do Acre (Seagri-AC), trata do credenciamento de entidades da rede socioassistencial que irão receber os alimentos adquiridos diretamente de agricultores familiares, para combater a insegurança alimentar no estado.

O edital é voltado à modalidade Compra da Agricultura Familiar com Doação Simultânea, na qual o poder público compra os produtos a preço justo e os destina a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa está amparada pela Lei nº 14.628/2023, a Lei Estadual nº 4.598/2025 e por normativas federais que regulamentam o funcionamento do PAA.

O prazo para envio da documentação vai até o dia 4 de janeiro de 2026, exclusivamente por meio eletrônico. As entidades interessadas devem apresentar, entre outros documentos, CNPJ ativo, estatuto social, ata da diretoria, cadastro no CadSuas e inscrição no conselho competente, além do formulário online disponibilizado pela Seagri.

O edital tem caráter de credenciamento, ou seja, não garante o recebimento imediato dos alimentos. A distribuição ocorrerá conforme a disponibilidade dos produtos adquiridos da agricultura familiar e a ordem de classificação definida pela comissão do programa.

As entidades convocadas deverão retirar os alimentos semanalmente na Central de Recebimento e Distribuição do PAA. O resultado preliminar será divulgado em 14 de janeiro de 2026, com prazo para recursos entre 15 e 18 de janeiro. Já o resultado final está previsto para 20 de janeiro de 2026.

Quem pode se credenciar

Podem participar do credenciamento entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, localizadas no Acre, que atuem nas áreas de assistência social, alimentação, saúde, educação e acolhimento institucional.

Estão aptos a participar:

  • Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop);
  • Entidades inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS);
  • Restaurantes populares, cozinhas comunitárias e solidárias;
  • Bancos de alimentos;
  • Equipamentos públicos de saúde, educação, justiça e segurança;
  • Instituições que atendem povos indígenas, comunidades tradicionais, população em situação de rua, mulheres vítimas de violência e famílias em extrema vulnerabilidade.

Entidades que atendem povos indígenas e comunidades tradicionais terão prioridade na classificação, conforme as resoluções do Grupo Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]. O credenciamento deve ser feito por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela Seagri.