
Começou, nesta quarta-feira (29), o curso sobre desafios e estratégias fitossanitárias para o Tocantins, promovido pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O objetivo da capacitação é fortalecer a fruticultura no estado. O evento segue até sexta-feira (31), no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev), em Palmas (TO).
O curso conta com palestrantes do Mapa, da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e das Agências de Defesa Agropecuária do Amazonas (Adaf) e da Bahia (Adab), que atuam na área de sanidade da fruticultura.
Entre as aulas programadas estão:
- Emergências fitossanitárias – vassoura-de-bruxa da mandioca e monilíase do cacaueiro, com Ricardo Hilman, coordenador-geral de Proteção de Plantas do Mapa;
- Estratégias para mitigar o risco de introdução e estabelecimento do cancro cítrico e HLB em áreas indenes, com Suely Xavier de Brito Silva, coordenadora do Programa Fitossanitário dos Citros da Adab/BA;
- Emergência fitossanitária – panorama da monilíase no Estado do Amazonas, com Sivandro Campos de Freitas, gerente de Defesa Vegetal da Adaf/AM;
- Plano para adaptação às mudanças climáticas e baixa emissão de carbono no Tocantins, com Maria Guedes Cordeiro, gerente da Agricultura de Baixo Carbono da Seagro.
Outros temas relevantes para a fruticultura tocantinense também serão abordados, como ações de defesa agropecuária para 2026, estratégias para o enfrentamento de pragas quarentenárias, sistemas de mitigação de risco, atualização sobre trânsito vegetal, entre outros.
O curso é voltado aos inspetores de defesa agropecuária (engenheiros agrônomos) da Adapec que atuam na área de sanidade vegetal em diversas regiões do Tocantins.