
A COP30, em Belém (PA), está sendo abastecida por agricultores familiares incorporados ao orçamento da ONU pela primeira vez. Para isso, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comprou 146 toneladas de alimentos da Amazônia e de outras regiões, em um aporte de R$ 1,3 milhão, para atender voluntários, movimentos sociais e parte das áreas oficiais do evento, como a Green Zone e a Blue Zone.
A Cúpula dos Povos espera alimentar dez mil pessoas com produtos adquiridos de 14 cooperativas. Além das compras via o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Conab abriu sua Unidade Armazenadora de Ananindeua, a 24 quilômetros de Belém, que está funcionando como centro de recepção e distribuição dos produtos.
A Conab não irá cobrar taxa de estocagem dos agricultores familiares e também está oferecendo dois contêineres para receber produtos que precisam de resfriamento ou congelamento. O armazém possui capacidade para armazenar até 500 toneladas de alimentos.
Segundo Luiz Carrazza, secretário da cooperativa Central do Cerrado, a operação deve funcionar por 30 dias e prevê a preparação de 100 mil refeições, quase 100 toneladas de alimentos, sendo 80% provenientes da agricultura familiar, com expectativa de gerar R$ 1 milhão em renda para as cooperativas participantes.