Na última semana, o governo do Amapá fez o lançamento oficial do programa Rurap + Gestão no distrito do Pacuí, zona rural de Macapá. A iniciativa, do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap), tem por objetivo modernizar e tornar mais sustentável a agricultura familiar e através de capacitação e assistência técnica contínua
Foto: Cristiane Mareco/GEA

Na última semana, o governo do Amapá realizou o lançamento oficial do programa Rurap + Gestão no distrito do Pacuí, zona rural da capital Macapá. A iniciativa do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap) é feita com objetivo de modernizar e tornar mais sustentável a agricultura familiar por meio de capacitação e assistência técnica contínua.

Uma das metas do programa é auxiliar os agricultores a melhorarem sua gestão de produção, para que haja um ganho de produtividade e redução de custos operacionais. Além dos representantes do governo estadual e da Rurap, o evento contou com o apoio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

Para viabilizar essa modernização, o Rurap + Gestão reúne as seguintes soluções desenvolvidas:

  • Despertar Empreendedor: Desenvolvimento de competências organizacionais para os agriculturores;
  • Cálculo de Custo de Produção: Metodologia simplificada para controle financeiro;
  • Plano de Negócios Sustentáveis: Estruturação produtiva e comercial;
  • Gestão de Casas de Farinha: Apoio estratégico para a atividade mais tradicional do estado.

O agricultor também terá acesso ao App Rurap + Gestão, ferramenta digital que promete auxiliar o produtor rural com conteúdos e serviços integrados. Quanto à gestão das Casas de Farinha, atividade tradicional do Amapá, a expectativa é que o programa traga soluções que previnam prejuízos e gerem mais produtividade.