O programa Ater Mecanizo do Governo do Amapá prevê a entrega de maquinário agrícola para áreas produtivas nos 16 municípios
Foto: Jessé Matos/Agência Grito

O Governo do Amapá lançou, ontem (5), o projeto Ater Mecanizo, que vai beneficiar mais de mil agricultores familiares em todo o estado com a entrega de tratores. A iniciativa, coordenada pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), busca ampliar a mecanização agrícola, melhorar a produtividade e promover a inclusão socioeconômica dos produtores rurais amapaenses.

Durante o lançamento, realizado na comunidade do Salamito, região de São Joaquim do Pacuí, em Macapá, o governo entregou 16 tratores com implementos agrícolas, além de kits de mandiocultura e assistência técnica continuada para o preparo do solo e o fortalecimento da agricultura familiar.

O programa prevê a mecanização de 1.010 hectares de áreas produtivas em 16 municípios do Amapá, com o uso de maquinário agrícola doadas ao Rurap. A ação conta com apoio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, do senador Davi Alcolumbre e da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

Segundo o governador Clécio Luís, o programa representa um marco para o desenvolvimento rural do estado. O diretor-presidente do Rurap, Kelson Vaz, reforçou que o projeto também vai garantir assistência técnica permanente, orientação sobre crédito rural e acesso a políticas públicas, fortalecendo cooperativas, associações e produtores individuais.

As atividades do projeto serão monitoradas por sistema de georreferenciamento, garantindo transparência e eficiência na utilização do maquinário agrícola. Durante o lançamento, o governo também promoveu ações do programa Rurap no Campo, oferecendo atendimento técnico, vacinação comunitária e orientações sobre linhas de crédito rural.