Logística

Brasil inaugura rota marítima com a China por porto no Amapá

Conexão entre cidades de Zhuhai e Santana garante redução de 30% nos custos de transporte

O Brasil inaugurou, no último sábado (30), uma rota marítima com a China, através do porto da cidade de Santana, no Amapá
Foto: Márcio Pinheiro/MIDR

O Brasil inaugurou, no último sábado (30), uma rota marítima com a China, através do porto da cidade de Santana, no Amapá. A conexão será com o terminal de Gaolan, localizado em Zhuhai, sul do país asiático.

De acordo com a Agência Gov, a rota marítima faz parte da articulação do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) para impulsionar o comércio bilateral entre o Brasil e a China. 

Além disso, com a inauguração da conexão, o estado do Amapá ganha notoriedade e abre novas possibilidades para exportações portuárias e geração de empregos, o que vai fortalecer a economia local.

“Essa inauguração é resultado das articulações do governo brasileiro na agenda de cooperação com a China”, diz o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. De acordo com a autoridade, os ganhos ao estado com a rota, como a redução de até 30 dias no tempo de transporte de produtos e queda de mais de 30% nos custos com a logística

“Esta rota promove benefícios mútuos para os países, uma vez que facilita a entrada de produtos chineses para alavancar as atividades comerciais e industriais no estado, como também garante que os chineses consumam os produtos oriundos do nosso agro e da bioeconomia”, ressalta o ministro.

“Sem dúvidas que a partir de hoje, podemos fechar mais negócios com o Amapá. A China está disposta a cooperar de forma significativa para o desenvolvimento do estado, focando na sustentabilidade e boas práticas de comércio”, afirma o presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil – China, Fábio Hu.