
O governo do Ceará anunciou R$ 309 milhões em investimentos para agricultura familiar do estado, para a safra 2025/26. voltados à ampliação da produção e segurança hídrica para fortalecer as cadeias produtivas no campo. O pacote de ações serão distribuídos em novos editais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). O foco das iniciativas serão uso racional de água, entrega de sementes e parcerias institucionais entre estado e produtores rurais.
Entre as principais iniciativas estão os editais do Sertão Vivo, que preveem a implantação de 1.000 cisternas de tratamento e reúso de água, 1.514 cisternas de placas de 16 mil litros para consumo humano, 750 cisternas calçadão de 52 mil litros e 203 cisternas escolares, ampliando a segurança hídrica em áreas mais vulneráveis do semiárido cearense.
O Projeto São José também vai beneficiar mais de 8 mil agricultores familiares em 104 municípios. Os recursos serão aplicados em mecanização agrícola, irrigação eficiente, energia solar, práticas produtivas inovadoras, gestão de empreendimentos e implantação de agroindústrias, fortalecendo cadeias como apicultura, bovinocultura, fruticultura e caprinocultura.
Assistência técnica contínua
Os investimentos também incluem um Termo de Cooperação Técnico-Financeira com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), que vai atender 3.774 famílias em nove municípios da Serra da Ibiapaba.
O Projeto Sertão Vivo, também vai oferecer a Assessoria Técnica Contínua (ATC) em 72 municípios, alcançando mais de 23 mil famílias agricultoras, com foco em produção sustentável, gestão e geração de renda.
Apoio para a Safra 2025/26
As ações também marcam o início da entrega de sementes do programa Hora de Plantar, voltado à Safra 2025/26. Com investimento de R$ 36 milhões, a iniciativa deve beneficiar 180 mil agricultores familiares em 182 municípios, garantindo acesso a sementes selecionadas e reduzindo riscos produtivos no início do plantio.