
Nesta semana, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou a primeira entrega de alimentos do Programa Cozinha Solidária no estado do Tocantins, em uma ação articulada pela Superintendência Regional da estatal (Sureg TO).
A operação envolveu a distribuição de 519 quilos de alimentos a partir da produção da agricultura familiar, com o objetivo de combater a insegurança alimentar e nutricional.
Os produtos, milho verde, folhagens, mandioca embalada a vácuo, abacaxi e 50 dúzias de ovos, foram fornecidos pela Associação dos Produtores Agrofamiliares de Palmas (Asproagro).
A entrega atendeu a Cozinha Solidária da Associação Projeto Refúgio, localizada em Palmas, e faz parte de um contrato que prevê o fornecimento de aproximadamente R$ 100 mil em alimentos ao longo de um ano.
Combate à fome e fortalecimento da agricultura familiar
De acordo com a Conab, essa é a primeira execução local do Programa Cozinha Solidária no Tocantins, e representa um passo estratégico para ampliar a visibilidade do programa no estado.
A iniciativa busca incentivar a adesão de novos grupos e cozinhas comunitárias à rede nacional de combate à fome.
Até o momento, mais de 50 cozinhas solidárias foram mapeadas no Tocantins, e cinco já estão habilitadas junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o que permitirá a continuidade do recebimento de alimentos ao longo de 2026.
Rede de apoio solidário facilita adesão das cozinhas
Desde 2023, a Sureg TO vem atuando na articulação entre cozinhas comunitárias e o programa. A equipe da Conab criou um grupo de comunicação com participantes e estabeleceu parcerias com conselhos e secretarias municipais de assistência social.
Em resposta às dificuldades enfrentadas pelas cozinhas na habilitação junto ao MDS, a Conab iniciou, em 2025, a construção de uma rede de apoio solidário, para orientar e acelerar o processo de adesão ao programa.