
A Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena (ETASA) abriu as inscrições para o Processo Seletivo 2026 do Curso Técnico em Agropecuária, formação gratuita e intensiva que dura apenas um ano.
A iniciativa tem como objetivo suprir a falta de mão de obra especializada no agronegócio brasileiro, para atuar em propriedades rurais, agroindústrias e atividades que exigem domínio de tecnologia.
O curso é destinado a candidatos que concluíram o Ensino Médio e funciona em período integral, com forte ênfase em aulas práticas realizadas diretamente no campo.
As atividades acontecem na Fazenda Sesmaria, onde opera a Agroindustrial Salvador Arena (AGSA), em Santa Rita do Passa Quatro (SP), com 449 hectares dedicados à produção de soja, milho, café, gado de corte, leite, avicultura e agroindústria.
A matriz curricular inclui disciplinas essenciais para o produtor e para o mercado atual, como Mecanização Agrícola, Agricultura de Precisão, Produção Vegetal, Produção Animal, Tecnologia da Informação Agrícola, Gestão e Empreendedorismo. As inscrições vão até o dia 15 de dezembro.
Falta de qualificação preocupa o setor
De acordo com uma a pesquisa do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em parceria com o SENAR-MT, 70,66% dos produtores de Mato Grosso têm alta dificuldade em contratar mão de obra, com grande demanda por operadores de máquinas, vaqueiros e profissionais de manejo.
Além disso, 57,91% dos entrevistados indicam a falta de qualificação técnica como principal entrave nas contratações.
Outros dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea Esalq/USP) mostram que, embora o agronegócio tenha registrado 28,2 milhões de trabalhadores em 2024, maior número da série histórica, o volume ainda é insuficiente para suprir setores que exigem conhecimento em automação, biotecnologia e agricultura de precisão.
A ETASA oferece o Curso Técnico em Agropecuária de maneira totalmente gratuita, sem mensalidades ou taxas. A escola ainda oferece políticas de permanência, como bolsas de moradia, transporte e alimentação, além de fornecer refeições, uniformes e material didático durante o curso. Para saber mais sobre o curso, acesse o link.